Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional
Teoria de Resposta ao Item (Programa de Pós Graduação em Psicologia, USF)
Objetivo da disciplina
Propiciar oportunidades de estudo dos conceitos básicos da Teoria de Resposta ao Item.
Exercitar a aplicação de procedimentos de análise de instrumentos de avaliação.
Exercitar a interpretação e redação d dados de pesquisa.
Introduzir o emprego de ferramentas informáticas para análises estatísticas.
Referências
Assessment Systems Corporation (1996) User's Manual for the MicroCat Testing System. ASC: St. Paul.
Baker, F. (2001). The Basics of Item Response Theory. ERIC Clearinghouse on Assessment and Evaluation, University of Maryland, College Park, MD.
(disponível on-line em http://edres.org/irt/)
Embretson, S. E. & Hershberger, S. L. (1999). The new rules of measurement: what every psychologist and educator should know. New Jersey: Lawrence Erlbaum.
Embretson, S. E.& Reise, S. P. (2000). Item Response Theory for Psychologists. New Jersey: Lawrence Erlbaum.
Hambleton, H. K. & Swaminatham, H. (1985). Item response theory: principles and applications. Boston: Kluwer.
Muñiz, J. (1990). Teoría de respuesta a los items: un nuevo enfoque en la evolución psicológica y educativa. Madrid: Ediciones Pirámide, S.A.
Primi, R. & Almeida, L. S. (2001). Teoria de Resposta ao Item. Em: E. M. Fernandes, & L. S. Almeida (Orgs.) (pp. 205-232). Métodos e técnicas de avaliação: contributo para a prática e investigação psicológicas. Braga, Portugal: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
Linacre, J. M. & Wright, B. D. (1991). WINSTEPS - Rasch-Model computer programs. Chicago: MESA Press.
Visão geral e Intepretações das principais tabelas no Winsteps
Índices de ajuste ao modelo: Infit e Outfit
Item Fit e Person Fit
Interpretação dos índices de ajuste
Precisão no modelo de Rasch
Índice de separação e conceito de strata
Curva de informação e Precisão Local
Análise Fatorial de resíduos (teste de unidimensionalidade