Análise Fatorial e Modelagem com Equações Estruturais
Programa de Mestrado e Doutorado em Avaliaçào Psicológica, Universidade São Francisco (USF)
Objetivo da disciplina
- Instrumentalizar dos alunos em técnicas de análise estatística de dados produzidos por avaliação psicológica e educacional, especificamente focalizando Análise Fatorial Confirmatória (CFA) e Modelagem com Equações Estruturais (SEM)
- Exercitar o uso dos pacotes estatísticos SPSS, AMOS e MPLUS para execução das análises estudadas.
- Exercitar o uso do R para efetuar análises de modelagem com equações estruturais
- Exercitar a interpretação e redação das informações obtidas métodos estudados
Ementa
Variância, covariância e correlação. Processo de modelagem estatística. Análise de regressão e variância. Mediação e Moderação. Modelagem com equações estruturais. Análise fatorial exploratória e confirmatória. Conceitos fundamentais e passos da análise. Exemplos de modelos mais usados. Modelos hierárquicos e modelo bifatorial. Modelo MIMIC. Modelos TRI e modelagem com equações estruturais. Análise fatorial confirmatória com múltiplos grupos. Exercícios usando psych e lavan.Referências básicas
- Beaujean, A. A. (2014). Latent Variable Modeling using R: A Step-By-Step Guide. New York: Routledge/Taylor & Francis.
- Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford
Referências básicas
- Guilford, J. P. & Frucher, B. (1973) Fundamental statistics in psychology and education. 5th ed. London: McGraw Hill
- Hair, J. F. Jr., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. & Black, W. (1998). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Artmed.
- Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford press.
- Maroco, J. (2003). Análise estatística com a utilização do SPSS. Lisboa: Edições Silabo
- Muthén, L. K. & Muthén, B. O. (2010). Mplus User's Guide. Sixth Edition. Los Angeles, CA: Muthén & Muthén.
- Schweizer, K. (2010) Some Guidelines Concerning the Modeling of Traits and Abilities in Test Construction. European Journal of Psychological Assessment, 26 (1), 1-2.
- Tabachinick, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate statistics. New York: HarperCollins.
Sites
http://blogs.baylor.edu/rlatentvariable/
https://afazali.shinyapps.io/afazali5/: Dynamic and Interactive Data Analysis Tool (DIDAT)