Teoria de Resposta ao Item com R (Programa de Pós Graduação em Psicologia, USF)


Objetivo da disciplina
  • Propiciar oportunidades de estudo dos conceitos básicos da Teoria de Resposta ao Item.
  • Exercitar a aplicação de procedimentos de análise de instrumentos de avaliação usando dados do SAEB e ENEM disponibilizados pelo INEP
  • Exercitar a interpretação e redação dados de pesquisa.
  • Uso do R para análise de dados em TRI
Programa e cronograma
  • Proposta de programa (completo) 2019
  • Referências Básicas
    • De Ayala, R. J. (2009). The theory and practice of item response theory. New York: Guilford Publications.
    • Embretson, S. E., & Reise, S. P. (2000). Item Response Theory for Psychologists. New Jersey: Lawrence Erlbaum.
    • Wu, M., Tam, H. P., & Jen, T. H. (2017). Educational Measurement for Applied Researchers: Theory into Practice. Singapore: Springer.
    Cronograma
    Data Atividade
    Aula 1 2019

    Psicometria Clássica

    Aula 2-5 2019

    Introdução à TRI e Modelo de Rasch e modelo Rasch-Masters de Créditos Parciais

    Aula 6 2019

    Modelos de 2 e 3 parâmetros

  • Slides modelos de 2 e 3 parâmetros
  • Comparação do modelo de Rasch com modelos de 2 e 3 parâmetros
  • Exercício 4

  • Materiais de 2017

    Aula 7 2019

    Funcionamento Diferencial do Item (DIF) e Funcionamento Diferencial de Pessoas (DPF)

  • Slides sobre DIF
  • Exercício 5: DIF
  • Exercício 6: DPF
  • 2017

    Análise de itens politômicos (escalas likert)